Às seis horas da manhã, horário em que a maioria das crianças levanta para ir à escola, não é o momento em que elas sentem mais fome. No entanto, os pais precisam ser firmes e fazer com que se alimentem com, pelo menos, um iogurte ou uma batida com frutas mesmo diante de narizes torcidos. Tomar café da manhã, mesmo que incompleto, deve ser pensado como um hábito familiar, pois o exemplo vai ajudar as crianças a dar importância ao momento.
Veja mais matérias sobre alimentação
A primeira refeição do dia deve ser feita até uma hora depois de acordar e, isso, independente do horário, visto que a criança passou pelo menos oito horas em jejum.
O café da manhã é uma refeição importantíssima para todos, desde os bebês. No começo, pode ser a mamadeira, que é um alimento completo para bebês. Mas, à medida em que a idade avança, temos de introduzir alimentos como leite, frutas e pão. O café funciona como alimento para o organismo, é ele quem vai repor as energias do corpo para ajudar na digestão do almoço, por exemplo. Quando o nosso corpo faz a digestão do almoço, um terço do nosso sangue vai para o estômago para ajudar nesse processo. A criança precisa do café para ter energia para digerir o almoço explica a nutricionista de Santa Maria, Carmen Lígia Schmitz.
Cuide as porções. Pequenos comem menos que adultos
Conforme a profissional, uma criança que não toma café da manhã vai sentir sono e cansaço, e ter déficit no aprendizado na escola porque seu nível de energia estará muito baixo. Pior que isso, quando for lanchar no colégio, a vontade de comer doce (que contém glicose, alimento para nossas células) será grande.
Mesmo que a criança não vá para a escola de manhã, ela precisa da energia do café. Claro que, se ela acordar muito tarde, pode ser um iogurte explica Lígia.
Lembre-se de que a saciedade das crianças pode vir muito antes que a dos pais. Dar um copo cheio de iogurte e esperar que o filho pequeno tome-o sem deixar uma gota pode ser um exagero. Se a criança tiver até 10 anos, calcule sempre metade da porção de um adulto. Acima dos 10 anos, as porções vão crescendo gradualmente. Não adianta, também, forçar a criança a tomar ou comer algo logo cedo se os pais não têm esse hábito para dar como exemplo.
O hábito do café da manhã vem dos pais. Se o adulto não tem a vontade do café da manhã muito cedo, o adolescente ou a criança também não vão ter afirma a nutricionista Ana Paula Fanhani.
Meu filho não come, só bebe
Uma das principais reclamações dos pais é que a criança não aceita nada sólido pela manhã especialmente quando é um horário muito cedo. Embora o ideal seja uma refeição completa, e isso inclui o carboidrato do pão, as frutas e as proteínas nos derivados de leite, os pais podem montar um café rápido e prático com aquilo que os filhos gostam.
Deixe de lado o achocolatado e tente fazer uma vitamina com as frutas preferidas da criança. Prefira o iogurte natural, feito em casa mesmo, com frutas orgânicas e sem adição de açúcar.
_ É fácil de fazer o iogurte em casa, basta comprar iogurte natural, misturar ao leite e bater com uma fruta que a criança goste. Todas as frutas são recomendadas e, de"